quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Ministro Ananias visita o Hospital Aroldo Tourinho



O Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, visitou, 29 de dezembro, o Hospital Aroldo Tourinho. Em breve visita ele aproveitou para conhecer, o único banco de leite do Norte de minas.

O Ministro, acompanhado pelo Presidente da Câmara de Montes Claros e provedor do Hospital, Athos Mameluque, visitou as instalações do Banco de Leite para conhecer o trabalho realizado pelo Aroldo Tourinho em prol das crianças. O Banco que, foi uma das conquistas do Ministro para a instituição e para o norte de Minas, se tornou motivo de orgulho para ele.
Segundo Ananias o leite materno é essencial para o desenvolvimento físico, mental e emocional da criança. “Este banco de leite é uma vitória e deve ser visto como exemplo a ser reproduzido por outros Hospitais de Minas Gerais e do Brasil” disse Patrus Ananias.

Outra conquista para o Banco de Leite foi a Lei de isenção no pagamento de inscrições em concursos públicos para doadoras de leite materno. O projeto de lei criado por Athos Mameluque, ajudará a arrecadar mais leite materno para os recém-nascidos que necessitam do leite. “O propósito da lei de doação de leite materno é ampliar o número de doadoras e estimular as mães através do incentivo promovido pela nova lei”, diz Mameluque. Este projeto além de ajudar os recém-nascidos também irá beneficiar as mães doadoras, a exemplo disto é a Prefeitura de Montes Claros que ira realizar concurso público e toda mãe doadora do leite materno será isenta de pagar a taxa de inscrição no concurso público.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Assessores do HAT ganham prêmio Estadual.


Premiados pelo governo do estado de Minas Gerais, Edson Martins e Saul Vasconcelos, foram ganhadores do prêmio Comunicador do Futuro na categoria ensaio fotográfico. O Concurso é destinado a estudantes da área de jornalismo e publicidade.
O Comunicador do Futuro acontece uma vez ao ano, com nove premiações distribuídas em três categorias. Sendo elas, ensaio fotográfico, peça publicitária e texto jornalístico. O tema este ano foi “Água Fonte Inesgotável?”.
Martins e Saul escolheram o Rio Vieira para ser o cenário das fotos. Segundo Martins, eles contaram um pouco da trajetória do rio por meio das fotos. “Nosso principal enfoque era a destruição e poluição sofrida pelo rio ao entrar na cidade de Montes Claros”, disse Martins.
O título das fotos foi “Elas Crescem e eles Diminuem” referindo-se ao fato de toda cidade crescer em volta de um rio e à medida que ela cresce, ele diminui devido à poluição, comenta Saul Vasconcelos.
“Fizemos tudo em pouco tempo, menos de dois dias, e entregamos em cima da hora”, diz Martins e Saul acrescenta “Ficamos felizes por ter ganhado o prêmio, pois ele reconhece o nosso trabalho e o potencial futuro”.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Crianças são visitadas pelo Papai Noel HAT


Crianças recebem presentes entregues pelo papai Noel do Hospital Aroldo Tourinho. Intitulado Natal dos Sonhos, o projeto de humanização da instituição, realizado por meio de padrinhos, leva presentes e alegria às crianças da cidade.
O Evento é realizado pelo Grupo de Trabalho e Humanização do HAT (GTH) e justifica-se, pela necessidade da instituição de estar presente nos momentos especiais das famílias dos seus colaboradores, promovendo a humanização e integração; trazendo aos filhos dos colaboradores um natal com mais alegria.
Foram distribuídas cartinhas para os colaboradores com filhos menores de sete anos. As crianças escrevem as cartas endereçadas para o “Papai Noel”, e os membros do GTH se responsabilizam em apadrinhar e encontrar pessoas para apadrinhar uma carta. Este ano, supervisores, médicos, diretores da própria instituição, além de algumas empresas da cidade e amigos do Hospital foram padrinhos das diversas cartas recebidas.
Os presentes serão entregues na casa das crianças pelos membros do GTH e o papai Noel do Aroldo Tourinho, nos dias 15,16 e 17 de dezembro.
Segundo Jomária Santos, coordenadora do GTH, o ato de ajudar crianças neste natal se torna símbolo do amor ao próximo e uma alegria para os membros do grupo. ”Com esse projeto somos capazes de visualizar a felicidade das crianças, além de contribuir para um natal mais humanizado” diz Jomária.
Segundo Athos Mameluque, provedor do Hopital Aroldo Tourinho, o projeto busca a cada ano aumentar o número de crianças atendidas, e aumentar a quantidade de padrinhos. “Este projeto visa ajudar e ser exemplo para outras instituições. Mostrar amor e responsabilidade para com as crianças é um de nossos ideais mais importantes” acrescenta Mameluque. Cerca de 120 cartas foram respondidas e os presentes serão entregues no decorrer dos dias estabelecidos. Uma comitiva de membros do GTH acompanhará a entrega, e distribuirá “lembracinhas” nos locais das entrega