quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Hospital Aroldo Tourinho - 22 anos de prestação de serviço à saúde




Nascido como Fundação Hospitalar de Montes Claros, no dia 13 de outubro de 1987, o HAT comemora vinte e dois anos de prestação de serviços à saúde. Conhecido como Aroldo Tourinho, o Hospital terá seu aniversário comemorado no dia 16 de outubro, sexta feira. No evento serão prestadas homenagens que terá a participação de funcionários e provedoria da instituição.
Cada ano do Hospital representa uma conquista, no crescimento e excelência da entidade. Conquistas conjuntas entre funcionários, provedorias e amigos do HAT. Somado estes esforços, o resultado apresentado é uma instituição que preocupa com o próximo. Suas metas são elevadas, sua visão é ser reconhecido como um “Centro de Excelência em Saúde”, seu negócio é a atenção à saúde e sua missão é atuar com excelência e responsabilidade social, baseado nos princípios da ética, excelência, respeito e responsabilidade.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Palhaço,balões,crianças e festa


Palhaços, balões, crianças, festa! O Grupo de Trabalho e Humanização do Hospital Aroldo Tourinho (GTH/HAT) comemorou nesta terça feira, 13 de outubro, o dia das crianças. O evento reuniu representantes do hospital e funcionários da pediatria da instituição, levando animação e felicidade para as crianças internadas.

O grupo voluntário de estudantes da área da saúde, GTH, organizado pelo Recursos Humanos do HAT, reúnem-se freqüentemente para levar alegria aos pacientes do Hospital. Desta vez, comemoraram o dia das crianças. Distribuíram presentes e brinquedos para as crianças que estavam na entidade. Um bolo comemorativo foi feito, e ao som de músicas e muitos risos, o momento foi marcado pelo amor e dedicação que a instituição tem com seus pacientes.

Segundo Jomária Santos Ribeiro, coordenadora do GTH, o propósito da comemoração é homenagear as crianças e o seu dia, além de amenizar um pouco a dor e tristeza das crianças que estão internadas. “Trazer alegria para as crianças ajuda na recuperação delas e torna o hospital um lugar mais confortável para elas” diz Jomária.
O evento é realizado pelo HAT há alguns anos e sempre tem contado com voluntários, que dedicam seu tempo livre para levar alegria ao próximo.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Sancionada lei de incentivo a doação de leite materno


Lei de isenção no pagamento de inscrições em concursos públicos para doadoras de leite materno, foi sancionada no dia 23 de setembro, pelo prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite. A cerimônia que aconteceu no Aroldo Tourinho, teve a participação do presidente da câmara municipal e provedor do Hospital, Athos Mameluque e funcionários da entidade além de outras autoridades políticas.

O projeto de lei criado pelo presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, Athos Mameluque, foi votado por unanimidade pelos vereadores. Segundo Mameluque esta lei irá ajudar a arrecadar mais leite materno, ajudando recém nascidos que necessitam do leite doado. O provedor comenta que a amamentação é de extrema importância para os bebês nos três primeiros meses de vida. “Muitas mães por algum motivo não podem amamentar, e o Banco de Leite vem suprir esta questão. O propósito da lei de doação de leite materno é ampliar o número de doadoras e estimular as mães através do incentivo promovido pela nova lei”, diz Athos Mameluque.

“Esta lei de incentivo ajudará a fortalecer o Banco de Leite do HAT, ajudando os recém-nascidos de diversas localidades do norte de minas, tornando-se um exemplo a ser seguido” completa Mameluque.

O Hospital Aroldo Tourinho foi o local escolhido para a ratificação da lei, porque é a única entidade em Montes Claros a possuir um Banco de Leite Materno. Segundo o prefeito Tadeu leite, esta foi uma homenagem ao Aroldo Tourinho, uma vez que a instituição e ele próprio têm histórias entrelaçadas, pois o HAT tornou-se Fundação Hospitalar em sua primeira gestão como prefeito da cidade. “O Aroldo Tourinho cresceu, e ao longo dos anos se transformou em um nosocômio de qualidade em diversas áreas da saúde, sendo um exemplo em atividades de alta e média complexidade” disse Tadeu Leite.

Hat ganha banner gigante no Ginásio Poliesportivo


Sete metros de altura por quatro de largura, foi o banner instalado no ginásio poliesportvo de Montes Claros. O banner com foto e logomarca do Hospital Aroldo Tourinho foi colocado para a reinauguração do ginásio. O painel permanecerá no local, demonstrando o apoio dado pela entidade ao esporte montesclarense e ao FUNADEM; time de vôlei ganhador do torneio Globominas, que é atendido no Hospital.

Athos Mameluque, provedor do hospital, acompanhado por Geraldo Élvio, diretor geral do Aroldo Tourinho e seus assessores, acompanhou a colocação do novo banner. Para o provedor este banner demonstra o apoio dado ao esporte em montes claros, tornando visível a parceria da instituição com os times da cidade.

O painel foi feito em tempo recorde. Desde a criação e a colocação foi gasto menos de um dia de trabalho. Foi usado um guindaste para colocação do banner na parte superior do ginásio, de modo que todos que visitarem o complexo possam apreciar.



Por: Martins


Assessoria de Comunicação HAT


Foto: Saul Vasconcelos

Heliponto Hat



Primeiro hospital do norte de Minas a ter um heliponto, o Aroldo Tourinho passa também a receber pacientes via helicóptero. O projeto executado pelo provedor Athos Mameluque tomou forma e será inaugurado em breve.
Tem sido freqüente no hospital o pouso de helicópteros, trazendo pacientes de toda a região do norte de Minas. Alguns pacientes de outras cidades que necessitam de atendimento urgente utilizam do serviço para poder chegar rápido, tendo maior chance de sobreviver.
Em seu primeiro dia de trabalho como provedor do hospital Aroldo Tourinho, Athos Mameluque, teve a oportunidade de ver um pouso do helicóptero pegasus no estacionamento da instituição. “Foi uma confusão. Visto que o estacionamento é coberto por britas e a própria presenças dos veículos complicavam o pouso” disse o provedor. Mameluque comentou que no mesmo dia decidiu construir o heliponto, dotando o hospital de um local apropriado para receber pacientes em urgência e emergência via helicóptero, e acrescentou, “contatamos empresários e amigos que não hesitaram em ajudar, visto que este heliponto era de extrema importância para a cidade e região”.
O Aroldo Tourinho é hoje a única unidade hospitalar de Montes Claros com esse recurso. Muitas vidas serão salvas pela rapidez que os atendimentos serão feitos.
O heliponto está preparado para receber helicópteros de grande porte, e foi construído dentro das especificações e sob a orientação dos pilotos do helicóptero da Polícia Militar.
“A obra foi realizada em tempo recorde, três semanas e meia, colocando Montes Claros no rol das cidades que oferecem essa opção de atendimento aéreo do serviço de urgência e emergência” salienta o provedor Athos Mameluque.


Por: Martins

Assessoria de Comunicação HAT

Foto: Saul Vasconcelos